Seja o exemplo: como educar filhos responsáveis por meio da prática?
Descubra como suas ações podem inspirar seus filhos a serem mais comprometidos

Existem pais e mães que cuidam dos seus filhos como verdadeiros tesouros e sempre buscam minimizar o máximo possível qualquer dificuldade que a criança possa enfrentar. No entanto, fazendo isso, os pais não têm a consciência de que estão criando um filho para que se torne um adulto irresponsável.
Assim, André Filipe, produtor de animação de conteúdos religiosos na Anima Gospel, observa que "os pais que fazem tudo pelo filho, não o ensina a ter responsabilidade. Logo, quando ele crescer, vai se tornar um adulto que tem a ideia de que os outros é que são responsáveis por tudo e também podem se tornar companheiros ou companheiras egoístas, que não ajudam seus cônjuges", disse.
Por isso, dividir as tarefas com os filhos desde cedo é de suma importância para que a criança já aprenda que nem tudo na vida os pais vão poder ajudar, mas que ele mesmo terá que arcar com as responsabilidades. "Educar um filho não é fácil, entendo, principalmente nesse contexto de pandemia, o qual não só os adultos estão desmotivados, mas as crianças também estão", completa.
Abaixo, André Filipe elencou três passos simples, mas importantes, que vão ajudar os pais a ensinar os filhos a serem mais responsáveis.
- Seja o exemplo: "Os pais são figuras inspiradoras para os filhos, e os mesmos são os principais exemplos de pessoas responsáveis. Então, procure mostrar responsabilidade em todas as tarefas que for exercer. Breve exemplo: ao levantar cedo para trabalhar, também chame o seu filho e o oriente a ir estudar algo".
- Estabeleça regras simples e claras: "A ideia de listar os afazeres, separando tudo por horário, ajudará o seu filho a ser mais responsável, além de o disciplinar. Vale adicionar: arrumar a cama assim que levantar, lavar as vasilhas, guardar os brinquedos após a brincadeira, tomar banho cedo, organizar as próprias roupas no guarda-roupa e etc..."
- Tenha pulso firme: "Esse é um processo gradativo e também desafiador para os pais, que estão buscando não realizar as tarefas para os filhos. Exija que ele mesmo faça e evite fazer trocas com mimos, não ofereça nada para que ele realize a atividade. Bem como, não o castigue de maneira severa".
André ressalta a importância de reconhecer qualquer atitude responsável dos filhos. "Se o seu filho fizer algo que foi acordado entre vocês, sem que tenha sido pedido, não se esqueça de dizer que é certo e reforçar que ele fez um bom trabalho. Isso vai motivar demais a criança", finalizou.