"A Barbearia" abre os trabalhos da ação Tarde no Trama
Atividade acontece de 21/10 a 4/11, no Espaço Trama de Teatro, em Contagem; a entrada é gratuita

Entre 21 de outubro e 4 de novembro, o Espaço Trama de Teatro, a sede do Grupo Trama, em Contagem, vai sediar o Tarde no Trama, que receberá três espetáculos teatrais. Com entrada gratuita, a ação vai contar com "A Barbearia" (21/10), "Duzantigus" (28/10) e "A Paixão de Tito" (4/11). A ocupação cultural acontece aos sábados, às 19h, e é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.
Inaugurando o período de intercâmbio cultural, a peça "A Barbearia", cuja narrativa provoca o público a pensar sobre os riscos e as consequências da passividade, será apresentada neste sábado, dia 21/10, às 19h. Não é necessário retirar ingressos, mas é recomendável chegar com 30 minutos de antecedência. "A peça se desenrola por meio do diálogo (ou da falta dele) entre os personagens (um Barbeiro e um Homem), onde um manda, e o outro obedece", adiantou Leandro Porto, produtor da peça.
Para Patrícia Mattos, coordenadora de produção do Grupo Trama, a ação Tarde no Trama proporciona aos espectadores um momento de imersão no universo artístico. "Ter um projeto como este em Contagem é muito importante, porque viabiliza um intercâmbio cultural, além de um espaço de trabalho para vários artistas. Também é garantido a oportunidade de acesso à cultura. Estamos trazendo, por exemplo, o espetáculo do Gabriel Castro Cavalcante, que está rodando o país com a apresentação. Agora, a população de Contagem terá a oportunidade de assistir a montagem sem sair da cidade", afirmou Patrícia, referindo-se a peça "A Paixão de Tito", que vai encerrar a temporada no dia 4 de novembro.
Além de "A Barbearia" e de "A Paixão de Tito", o Tarde no Trama vai receber o espetáculo "Duzantigus", em que Chica Reis, por meio de contação de histórias e de cantigas, trazer à luz a riqueza da memória afro-brasileira e a tradição dos encantados da Umbanda. A apresentação é arquitetada na sabedoria dos pretos e pretas velhas, figuras encantadas da religião que representam valores afro-diaspóricos. "A gente quer partilhar essas histórias para quem não conhece e tornar acessível. Muitas vezes, ao conhecer uma história, se desmistifica certos lugares", explica Shirley Magda Oliveira dos Reis, criadora da obra.
Todas as apresentações do Tarde no Trama contam com tradução em libras, com entrada gratuita e vão acontecer no Espaço Trama de Teatro (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima). O projeto foi contemplado no edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.
PROGRAMAÇÃO
"A Barbearia"
21/10, às 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito
"Duzantigus"
28/10, às 19h
Classificação indicativa: livre
Gratuito
"A Paixão de Tito"
04/11, às 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Gratuito
Local: Espaço Trama de Teatro (Rua Antônio Augusto, 150, Nossa Sra. de Fátima) - Contagem
Foto: Gustavo Souza