Agendamento Midiático: a força dos influenciadores e das redes sociais de fofoca

10-04-2021

Especialista faz uma análise sobre como os influenciadores pautam os assuntos do momento 

Durante o último, ano pautas humanitárias se tornaram evidentes e a propagação desses assuntos se deu por meio da distribuição em massa - TV e internet. Nesse sentido, o jornalista é um importante agente social que está a serviço da população para melhor informá-los. Mas, por outro lado, como a maioria das pessoas estão consumindo notícias nas redes sociais, os influenciadores acabam exercendo esse papel de comunicador de massa.

E sobre a relação sociedade x internet, Fred Furtado, especialista em reputação e autoridade digital, analisa que os assuntos tratados no meio só ganham proporção se um influenciador levantar a voz primeiro.

"Sempre agimos em comunidade, então, é muito difícil um tema repercutir quando uma pessoa comum se levanta sobre aquilo. Por outro lado, quando um individuo famosos, que tem muitos seguidores, fala do assunto, há grandes chances desse tema ser discutido por um número maior de pessoas".

O especialista também falou sobre o peso que perfis de fofoca, junto com as personalidades digitais, fomentam a discussão nas redes sociais. "Essas comunidades atuam em conjunto, é interessante essa análise, porque quando um fala, automaticamente os outros também falam, seguindo um efeito manada", analisou.

E com isso, Fred analisa a influência. "Quando seguimos perfis de fofoca damos ao perfil um grande poder de credibilidade, logo se todos eles falarem o mesmo tema, o assunto se torna verdade e nisso devemos ter cuidado, pois quando eles falam que determinada situação foi racismo, automaticamente se torna real", analisa.

Levando em consideração que ainda estamos em isolamento social, programas de entretenimento vêm ganhando audiência. Dentro dessa lógica podemos citar o Big Brother Brasil, conhecido popularmente como BBB, e que sempre levanta pautas que tomam maior visibilidade.

Nesse contexto, Fred avalia que "todos os temas têm que ser debatidos, mas os assuntos têm que ser falados em igual importância. Nesse sentido, a dúvida que levanto é: o Brasil quer ouvir sobre esses temas e o BBB responde a uma carência de pautas dos brasileiros ? Ou os brasileiros querem saber de outras coisas, mas o BBB impõe esses temas ?", finalizou.

© 2017 - Todos os direitos reservados | Lizandra Andrade
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora