ASMR: o "formigamento" que relaxa e conquista milhões de fãs
Videomaker se destaca ao criar vídeos imersivos unindo cenários temáticos e sons relaxantes

Ainda não existe uma comprovação científica, mas o ASMR (Autonomous Sensory Meridian Responsede) vem fazendo a cabeça de muita gente, ou melhor dizendo, os ouvidos, por trazer resultados imediatos de relaxamento após o indivíduo ouvir um estímulo externo. Trata-se de uma sensação agradável gerada no corpo, uma espécie de "formigamento" que desce da cabeça e percorre pelo corpo, ocasionando leves arrepios agradáveis.
Pensem em vídeos de pessoas estourando plásticos-bolhas, cortando sabonetes, sussurrando e até mesmo dando risadas. Embora esses vídeos já existem nas plataformas há muito tempo, foi na pandemia que eles ganharam destaque e tornou-se um negócio lucrativo para youtubers, apps de meditação e relaxamento.
Pegando um gancho nesse mercado, a videomaker Emanuelly Raquel, conta que, antes de passar a produzir vídeos de ASMR, costuma ouvir ouvir para relaxar. "Eu sempre amei os estímulos e sempre tive muitos gatilhos com determinados tipos de sons, então, atualmente, quando faço os vídeos, também relaxo e curto muito o processo'', disse.
Então unindo o útil ao agradável, há mais de 3 anos Emanuelly produz vídeos de ASMR para sua plataforma. Seu conteúdo, diferentemente da maioria que apenas mostram a boca nos vídeos, a youtuber gosta de trabalhar com a imagem e produzir cenários temáticos, não só para promover o relaxamento por meio sonoro, mas também aguçar a imaginação de quem lhe assiste. Para ela isso faz toda diferença.
"O cenário nos meus vídeos são importantes e eu sempre procuro trabalhar com as temáticas preferidas de quem curte ASMR e, às vezes, faço cosplays", contou a youtuber.
Atualmente, Emanuelly publica novos conteúdos todas as segunda-feiras, seus vídeos costumam ter em média de 60 a 220 mil acessos por mês, e seu canal já conta com mais de 169 mil seguidores.