Combata a ansiedade com duas receitas deliciosas e saudáveis
Epecialistas elaboraram juntos um cardápio rico em nutrientes que vão ajudar a tratar a doença

Tendo aproximadamente 9,3% da população sofrendo com algum distúrbio mental, o Brasil é o país com prevalência de pessoas ansiosas no mundo. E se você faz parte desse grupo de pessoas, que vira e mexe é tomado por sensações de angústia e tristeza, saiba que é preciso prestar bastante atenção em sua alimentação.
De acordo com o PhD, neurocientista e neuropsicólogo, Fabiano de Abreu Rodrigues, a ansiedade é um transtorno mental que se desencadeia por diversos motivos, podendo ser traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. A doença, ainda segundo Abreu, se não for tratada, pode desregular o nosso organismo, trazendo outras doenças.
"A ansiedade constante desequilibra outros mensageiros bioquímicos responsáveis por nosso humor, sono, temperatura corporal, fome. Como bem sabemos, tudo na vida provém do melhor resultado quando se tem equilíbrio, a mesma coisa com o nosso organismo, ele precisa estar em homeostase para que tudo funcione bem", explica.
Ter equilíbrio é fundamental, porém muitas pessoas para poder fugir da angústia recorrem a uma alimentação compulsiva, ingerindo alimentos que, ao invés de ajudar, podem piorar ainda mais o quadro emocional do indivíduo. Nesse caso, o neurocientista pondera que se deve ter uma atenção redobrada com o que se vai comer.
"É importante diminuir o consumo de alimentos que possuem muita açúcar e farinha de trigo, já que estão associados com alterações na glicemia e na produção de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade. Por outro lado, consumir banana e alimentos que contém aveia, pode ser um bom aliado, visto que esses nutrientes ajudam a regular a flora intestinal e aumentam a produção de serotonina, promovendo o relaxamento e ajudando a combater a ansiedade", acrescenta.
Aprenda agora a fazer a deliciosa "Panqueca Saudável" e o "Strogonoff de Carne com Arroz Integral", comidas elaboradas pelo chef pâtissier Flavio Duarte, que vão melhorar o seu humor e ambos são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.
Panqueca Saudável
Massa
2 bananas (1 para massa e outra para decorar)
2 ovos
10 gramas de essência de baunilha
Recheio e decoração
1 banana, morangos, aveia em flocos e mel
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador. Em seguida, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e despeje a massa, em fogo baixo. Quando a massa começar a ficar furadinha está na hora de virar, assim que dourar a panqueca está pronta, repita o processo até terminar a massa.
Strogonoff de Carne
300 gramas filé mignon ou alcatra cortado em tiras
1 dente alho picado
1 xícara molho de tomate
2 xícaras se creme de leite fresco ou 1 caixa de creme de leite
1 pitada de pimenta síria
3 colheres (sopa) margarina
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, derreta a margarina, adicione o alho e doure a carne aos poucos, em fogo alto para não juntar suco. Após isso, tempere com o sal, a pimenta síria e, em seguida, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, em fogo baixo. Com o molho encorpado, acrescente o creme de leite e deixe em fogo baixo por 3 a 4 minutos.
Sirva a iguaria com Arroz Integral
1 medida (copo, xícara) de arroz integral
3 medidas de água fervente
2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
Sal a gosto
Modo de fazer
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Em seguida, acrescente o arroz, e refogue mais. Depois, adicione o sal e a água fervente. Abaixe o fogo, deixe cozinhar até secar a água, leva de 20 a 30 minutos (o arroz integral tem um tempo maior).
Foto: Flavio Duarte