Curso de Educação Financeira para idosos desperta a consciência

28-02-2024

Oficina é uma resposta efetiva aos dados que apontam que quase 13 milhões de idosos estão endividados

Mais de 12,7 milhões de idosos brasileiros estão endividados. A informação foi revelada pelo Serasa, em junho do ano passado, após gráficos apontarem que a inadimplência de pessoas com mais de 60 anos teve um salto de 33,6% de 2019 para 2023. Em resposta a esses dados, a Move Cultura, desde janeiro de 2024, oferece gratuitamente um curso de Educação Financeira para Idosos, em Contagem. A atividade integra o projeto "Valorização das Pessoas Idosas por Meio da Inclusão Digital, Cultura e Promoção da Saúde" e acontece duas vezes por semana, em dois espaços distintos da cidade metropolitana de Belo Horizonte.

"Nossos objetivos são proporcionar aos participantes, todos a partir dos 60 anos, conhecimentos que lhes permitam mais independência e orientá-los sobre a realidade ao redor. Os idosos são muitos coagidos a adquirirem seguros, consórcios e empréstimos, e isso vem, muitas vezes, de seus familiares. Então, queremos propiciar mais autonomia, senso de responsabilidade e segurança", afirma a professora do módulo Ana Telles, profissional pós-graduada em gestão fiscal e tributária, contabilidade e finanças.

Esses encontros, de acordo com o diretor executivo da Move Cultura, Rafael Aquino, têm impactado positivamente a população da terceira idade em Contagem. "A nossa missão, desde que a disciplina entrou no nosso plano de trabalho, é fomentar o despertar da consciência econômica, pois a nossa linha de atuação, desde que a Move foi criada, é pautada na formação. Só por meio da educação vamos ter mudanças", garante.

Com um total de 10 aulas, o curso busca ainda fomentar um cenário mais tranquilo e seguro para que esse público em específico possa aproveitar melhor a terceira idade, ficando livre dos "riscos diários e noturnos". "Utilizamos recursos visuais, exemplos práticos e abordagem individual para garantir um aprendizado efetivo e enriquecedor. Tudo é feito pelo celular deles mesmos. Foi criado um banco digital para cada um e por lá brincamos com o dinheiro, é bem na prática. Estou ensinando eles desde a fazerem um PIX, a pagar um Uber pelo aplicativo e como se livrar de tentativas de golpes", exemplifica Ana Telles, destacando que "prover independência para as pessoas é um grande feito.

"Porém, oferecer esse ensino para uma população exposta é mais do que devolver a dignidade, pois o curso não ensina somente o relacionamento com o dinheiro, mas também como as pessoas, os idosos, muitas das vezes, tem condições de se manterem, mas o principal problema é que seu familiares não tem o próprio controle financeiro e acabam pegando o dinheiro deles", frisa a profissional.

Assim que o curso de Educação Financeira for finalizado, o projeto vai ofertar o módulo de Empreendedorismo na Terceira Idade, demonstrando o compromisso contínuo da Move Cultura em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral do público com mais de 60 anos.

EDIÇÃO 2024
O projeto "Valorização das Pessoas Idosas" tem sido fundamental para a comunidade idosa de Contagem, oferecendo, além do curso de educação financeira, atividades que contribuem para uma vida mais plena e ativa, como oficinas de teatro, hidroginástica, artesanato, inclusão digital e violão. A temporada de atividades teve início em 15 de janeiro, na Casa Criativa, sede da instituição, e segue com as inscrições abertas.

Para a realização do projeto, a Move Cultura conta com o patrocínio da Ambev, Banco Mercantil, BrasilPrev, BDMG e Drogarias Pacheco, com o apoio da Prefeitura de Contagem e do Governo de Minas Gerais.

PROJETO "VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS"
Inscrições Contínuas: https://encurtador.com.br/jxBIN
Duração: o projeto segue até outubro
Realização: Move Cultura
Local: rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado

Foto: Arquivo Move

© 2017 - Todos os direitos reservados | Lizandra Andrade
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora