Odontologia em tempos de pandemia: investir ou esperar?

21-04-2021

Especialista em odontologia compartilha insights para quem quer abrir o próprio negócio

O ano de 2021 começou em meio às incertezas, principalmente para os recém-formados em odontologia que pensam em abrir um consultório próprio, e a dúvida atual é: investir ou esperar que o cenário atual melhore? Embora a segunda dose da vacina já tenha começado a ser aplicada, com a promessa de uma retomada à normalidade num futuro próximo, a imunização ainda não alcançou a maioria e é difícil prever quando a pandemia vai, de fato, terminar.

Se tratando de abrir um negócio odontológico na situação atual e ao mesmo tempo mostrando um caminho para os recém-formados, a dentista e empresária Luanna Coelho fala que, além dos estudantes terem que levar em consideração a execução clínica, os detalhes da construção e a diferenciação no mercado, é preciso ter controle total do financeiro.

"Desde franquias, consultórios e clínicas multidisciplinares, é preciso ter experiência para saber onde encontrar os melhores profissionais e como treiná-los. Além disso, ter um bom controle financeiro, sobretudo no momento atual, é essencial, pois hoje um fluxo de caixa de seis meses se tornou banal, você lucra hoje, mas amanhã não, tudo é incerto", disse a empresária.

Como bem ponderado, abrir um negócio próprio faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio, o que permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação ou não.

Outro ponto que Luanna destaca é a de que o ex-estudante deve fazer uma auto-avaliação e saber se tem habilidades e resiliência para poder absorver os impactos atuais do mercado tão competitivo. "Conter um bom capital de giro para poder compactar o máximo de problemas e imprevistos que vem junto com uma clínica ou consultório odontológico, deixa o processo de empreender muito mais leve e próximo de resultados, mas não é tudo", disse.

"Agora, se não tiver capital de giro necessário, aconselho que desenvolva a resiliência, o pulso firme e estratégias de captação de clientes muito mais efetivas, pois os problemas ficam maiores sem a tranquilidade da espera dos resultados. É preciso ser uma cabeça pensante a todo momento no negócio", finalizou.

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