Oficina de Parangolés movimenta a Semana Acadêmica na Fumec

09-05-2017

Oficina resgata o conceito de Hélio Oiticica e envolve participantes em uma experiência sensorial única

A oficina foi realizada hoje, 9 de maio, quando os alunos tiveram a oportunidade de entrar na brincadeira. Parangolé, embora seja um estilo de música baiana, também é o nome de um movimento artístico, cujo conceito foi criado pelo artista brasileiro Hélio Oiticica, na década de 1960. Os participantes se vestiram com tecidos coloridos e ao som de músicas baianas experimentaram movimentos e sensações, era uma espécie de dança das cores. Uma forma de arte única e bastante expressiva.

"As pessoas pensam que parangolé é uma banda, mas, na verdade, o parangolé é um tipo de arte em que o indivíduo se enrola em uma capa colorida. As pessoas que estão assistindo só conseguem enxergar essas cores através dos movimentos das pessoas que estão usando as capas, ou seja, quando elas começam a dançar, porque, até então, parecem roupas", explicou a estudante do terceiro período do curso de jornalismo, Vitória Marques, que participou da oficina. "As pessoas se divertiram muito e de fato dançaram" - completou.

A arte experimental de Oiticica foge do comum e do tradicional porque o artista busca a participação do observador em seus trabalhos. A estudante do terceiro período de jornalismo, Catherina Dias, conta como foi sua experiência: "Nós fizemos movimentos com o corpo que normalmente não estamos acostumados a fazer. É a liberdade que o tecido nos dá de poder movimentar e ser leve". Ela conclui com uma frase de Adriana Calcanhotto, cantora que resgatou o movimento cultural nos anos 90: "Quando você estiver se sentido pesado, seja leve como um gás hélio".

"É uma sensação de libertação, por não ter, exatamente como o movimento prega, um só significado: não é uma dança, não é música, é parangolé, é um movimento que você faz do jeito que achar melhor, deixando-se levar pela música", completou a estudante de jornalismo do terceiro período, Pietra Pessoa.

Publicado no Portal Conecta Fumec

Foto: Ana Paula Osório

© 2017 - Todos os direitos reservados | Lizandra Andrade
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora