Saiba como recuperar a aptidão física após ter Covid-19

13-04-2021

Personal explica que é possível voltar a ter um bom condicionamento físico com acompanhamento profissional 

As consequências do coronavírus no sistema respiratório pode afetar a prática esportiva, limitando muitas vezes pessoas que já estavam acostumadas com os exercícios físicos. Mas as atividades, sejam elas ao ar livre, em uma academia ou em casa, ajudam na recuperação cardiovascular do paciente que já contraiu a doença.

Contudo, ao se recuperar, o paciente que deseja voltar ao exercícios deve passar por uma consulta médica antes de iniciar qualquer atividade esportiva. Nisso, Tauan Gomes, personal trainer e educador físico, alerta que, mesmo que o indivíduo conheça os seus limites fisicamente, não é aconselhável começar sem liberação clínica. "Não pode em hipótese alguma. Quando o indivíduo entende que está começando após ter pego Covid, se feito por conta própria, ele estará assumindo todo risco e saúde é uma coisa séria, tem que ter um aval médico e ter um acompanhamento profissional", pondera.

E para um indivíduo que pretende voltar a se exercitar, o educador explica que não pode haver exageros, já que ainda pode haver sequelas no organismo do aluno. "Pós coronavírus, seja assintomático ou não, existe uma queda significativa do rendimento do treino, mais na parte aeróbica e cardiovascular, mas é possível recuperá-los", disse. "A princípio, vamos tratar o aluno como um indivíduo sedentário, sendo treinos com intensidade moderada para baixa e trabalhar 60% do que ele já estava acostumado", completa.

Para quem não tenha familiaridades, o personal fala que primeiro será realizado uma avaliação cardíaca do indivíduo e assim poderá elaborar as melhores atividades. "Vamos fazer o monitoramento cardíaco usando aparelhos de fisioterapia de respiração, porque os esforços, mesmo que mínimos, podem deixar o aluno com um cansaço maior já que seu tempo de recuperação é mais lenta do que alguém que já treinava", explica.

Gomes também pondera que é preciso ter paciência, saber esperar e reconhecer os limites, pois, com calma, o aluno vai voltar a ter uma rotina boa e saudável. "É preciso ser paciente e não querer tudo para ontem, é um passo de cada vez, com os treinos principalmente. Eu aconselho um espaçamento de no mínimo um dia há 48 horas, entre um e outro, mas isso depende da individualidade de cada um. Respeitando isso, a recuperação da aptidão será mais rápida.", finalizou.

O educador físico listou três exemplos de atividades para serem feitos com o acompanhamento de algum especialista.

  1. "Alongamentos e mobilidade são essenciais nessa fase é muito importante aproveitando que é um exercício de baixa intensidade, não gerando muito esforço".
  2. "O aeróbico também é importante, aconselho corrida e bicicleta, mas claro sendo de baixa intensidade".
  3. Exercício de força: "é aconselhado que a volta aos treinos resistido seja gradual e com carga próximo a 50% do que utilizava antes de paralisação ou para iniciantes pode ser feito um trabalho com peso corporal conforme a adaptação pós covid".
© 2017 - Todos os direitos reservados | Lizandra Andrade
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora